Isso que chamamos de egoísmo – amizades que se tornam tóxicas.

É do fundo do coração que digo isso: não culpe seus amigos por suas frustrações, não despeje palavras de ódio em cima de quem te quer bem. Todos ficamos mal de vez em quando, não seja egoísta de achar que só você tem problemas, dê valor aos amigos que sempre te escutaram quando você estava mal e quando um outro precisar do seu ombro engula suas angústias e vá oferecer sua presença, saiba reconhecer a vez do outro. Converse, dialogue, precisamos nos comunicar, ter nosso próprio psicólogo particular e poder chamá-lo de amigo é sim um privilégio. Mas de verdade, não seja desagradável, alguém que sempre esteve ao seu lado como amigo e confidente não merece ser tratado com ingratidão.

Ninguém é responsável pelo desenvolvimento individual do outro, isso apenas se cobra de nós mesmos, então, não me jogue nas costas a responsabilidade de lidar com os seus demônios quando você não está disposto a lidar com os meus. Amizade é uma via de mão dupla, eu estou por você e você por mim, se esse equilíbrio não se mantiver, sinto muito, não conte comigo.

Eu repito: todos ficamos mal de vez em quando, sobrepor os seus problemas aos dos outros é um grande ato de egoísmo, saiba a hora de sair dos holofotes.

– Rejane Leopoldino

6 comentários em “Isso que chamamos de egoísmo – amizades que se tornam tóxicas.”

  1. Um dias fomos nós, importante é ter consciencia que à nossa volta existem pessoas, seres humanos, que precisam de ser ouvidas, não temos forma de resolver seus problemas mas o ouvir, ja é tanto. Sentir-se ouvido. Procurar alguma palavra de ajuda sem ser imediata.
    Compreendo, tenho estado a ler muito sobre este assunto por aí, e é verdade Rejane, as pessoas hoje em dias não ouvem, compraram. Comparam egos e nao se ajudam, desumanizam-se, o meu “eu” tem que estar bem e não vamos partilhar para estar bem. Não deixam acabar uma frase, vivem no seu eu não se vêem o lugar dos outros, nao se conseguem por no lugar dos outros na realidade no sentimento, sair de seu casulo. Sem ouvir, sem ver o que se passa realmente e com pre-idealizações julgam e comeca toda a baralhada.
    Claro está que, a meu ver, mas isto é apenas a meu ver, leva a solidões e maus entendimentos, afastamentos, sociedades imperfeitas, seres cada vez mais egocentricos. Amigos, há poucos e o nossos melhores amigos somos nós próprios a meu ver.
    Obviamente que não sei ao que o texto se refere concretamente, falo na generalidade.
    Um beijinho grande Rejane.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Você capturou bem, Irina. É exatamente assim que estamos a desenvolver nossas relações. Um sempre quer estar a usufruir do outro, nossas relações acabam se tornando verdadeiros ringues, sem regras, baixarias emocionais. Muito egoísmo e ingratidão envolvidos.
      Beijos de luz, Irina ❤️❤️😘

      Curtido por 1 pessoa

  2. Amizade é uma via de mão dupla e isso não significa troco ou troca como obrigação. Concordo contigo, Rejane, penso que não existe amizade sem diálogo e abertura para auxílios mútuos em momentos difíceis. Infelizmente, vivemos tempos muito líquidos e as amizades sofrem influência direta de todo esse mar “virtual” em que estamos inseridos. Amigos cada vez mais distantes e relações que se dissolvem com certa facilidade por besteiras… Beijão ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s