Através do reconhecimento de voz, chegará o dia em que não precisaremos usar nossos dedos para mais nada, a Google Assistant realizará tudo através do som das nossas vozes.
– Eu mesma.
Já estou familiarizada com a possibilidade de pedir para a Google Assistant abrir um aplicativo, tocar músicas no Spotify ou no Youtube, mandar mensagem para os meus amigos, ligar para algumas pessoas, agendar um lembrete, adicionar uma tarefa, localizar X documento ou então definir meu alarme para às 6:00 horas. Mas hoje descobri que posso solicitar e configurar uma “rotina”.
Veja que eu acordo pela manhã, digo “Bom dia” em voz alta, a Google Assistant começa a realizar uma série de rotinas configuradas por mim mesma para me “ajudar” nas atividades da manhã. Primeiro, ela desativa o modo silencioso, ajusta o volume da minha mídia para 50%, me fala a previsão do tempo, informa os meus lembretes, e em seguida, toca a minha playlist Lo-Fi favorita. Sozinha, sem eu precisar mover um dedo. E no final ainda me deseja um “ótimo dia”.
Se eu digo “Estou em casa” ela fala as tarefas que tenho em casa, ajusta a mídia para o volume máximo e começa a tocar outra playlist favorita.
Se eu digo “Boa noite” ela ativa o modo silencioso e me pergunta para que horas deve configurar o meu alarme.
Essa são só algumas das ações, há várias, todas configuráveis para se adaptar com as necessidades do portador do aparelho móvel, como por exemplo: dizer as principais notícias do dia, definir melhor trajeto para X local, falar sobre a minha agenda, etc. Tenho a impressão de que ela é uma ferramente muito corporativa.
De toda forma, ainda temo o advento dessa tecnologia, pois não deixa de ser um filtro comportamental e as minhas neuroses de poder estar sendo observada e analisada por um bot muito inteligente ainda me intriga. Pois se há alguma espionagem (e com certeza há), o algorítimo já deve ter traçado e juntado grandes informações sobre mim, o algorítimo já sabe, por exemplo, os meus gostos musicais, os sites que entro com mais frequência, os telefones de quem mando mensagem/ligo, a hora em que acordo além de saber detalhes da minha vida pessoal que são inseridos na minha lista de tarefas e não o bastante a Google Assistant sabe meu endereço residencial e o endereço do meu trabalho, tanto que quando entro no Google Maps, independente de onde eu esteja, ele automaticamente já sugere que eu trace um caminho para a minha casa.
No dia a dia pode ser prático ter todas essas facilidades, mas se formos analisar o quanto estamos sendo observados… cá entre nós, é assustador!
Não damos nosso endereço, número de telefone, dados pessoais, contatos ou informações privadas para pessoas desconhecidas, mas damos para uma máquina, um bot, controlado por pessoas desconhecidas.
-Rejane Leopoldino (eu mesma)
Edit 1 – acabo de descobrir que existem ferramentas da Google que permitem diminuir a luz ambiente, aumentar a temperatura do climatizador da sua casa, entre outras várias funções através do reconhecimento de voz e estão disponíveis para compra no site da Google Assistant sob o lema “Seguro, seguro e sob seu controle”.
Eu já perguntei o meu endereço e nome dos filhos e ela respondeu.kkkkkkkk
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ahhahahha! Estamos a ser observados, constantemente…. 👀
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muito prático, mas a que custo? A Google (e outras gigantes de TI) já sabem muito mais sobre nós do que sonhamos imaginar, uma ferramenta dessas possivelmente aumenta ainda mais a precisão dos dados coletados.
É assustador e preocupante, mas convenhamos que é muito útil, haha
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pois sim, Farley. Veja que hoje é possível inclusive desligar as luzes ou televisão de um cômodo através do reconhecimento de voz.
Me vem a mente aquele constante pesadelo de que logo logo, essas máquinas assimilarão dados o suficiente para nos substituir como seres humanos.
CurtirCurtido por 2 pessoas