Mini manual anti assébio verbal nas ruas: o seu assobio não é um elogio

Isso já aconteceu com você?

Você está andando na rua e de repente um cara que passa do seu lado diz: “Gostosa” enquanto entorta o pescoço para trás. Você anda mais alguns quarteirões e outro diz: “delícia”, chegando tão perto que quase te toca.
Não sei vocês mas eu já estou cansada dessa socialização masculina que normaliza essas “cantadas” invasivas e o assédio verbal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#1 – Queridos colegas homens, se vocês presenciarem um amigo de vocês assediando verbalmente mulheres na rua, repreendam o seu brother, saibam que não é legal, nem engraçado e nós não gostamos desse tipo de atenção sem fundamento.

#2 – “Nossa, agora não pode nem mais elogiar”
Claro que pode! Existe uma diferença gigantesca entre fazer um elogio e ser desagradável. Honestamente, o que faz alguns caras pensarem que vamos gostar que um total desconhecido se aproxime de nós DO NADA e nos chame de “gostosa”???
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#3 – Não é só uma Cantada. Tememos que essa desagradável abordagem verbal se torne física, frequentemente os noticiários relatam casos de estupro e sequestro, e muitas de nós ou já fomos vítimas de algum tipo de assédio sexual ou conhecemos alguma mulher que foi. É uma realidade assustadora que só será combatida com uma reeducação da socialização entre homens e mulheres.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#4 – Sim, homens também sofrem assédio na rua, mas não dá para usar a mesma medida nesta balança. Uma mulher assediar verbalmente um homem chega a ser um evento de tão raro que é presenciar. Fiz uma mini pesquisa só para efeitos de curiosidade enquanto desenvolvia esse conteúdo e perguntei para 5 dos meus amigos homens se já haviam sido assediados verbalmente por mulheres nas ruas, todos responderam que não, fiz a mesma pergunta para 5 amigas mulheres e todas disseram que sim. Acho que dá para ver a diferença.

E aí, você se identifica? Já te assediaram ou te assediam muito verbalmente nas ruas? Me conta aqui nos comentários sobre as suas experiências 🙂
Aproveito para te convidar a conferir esse conteúdo no meu instagram!

-Rejane Leopoldino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s