A frase é quase clichê, mas não nega o óbvio: os estereótipos de beleza são usados contra as mulheres que não se encaixam nessa caixinha quadrada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existe um hábito de nomear as mulheres como uma com beleza, mas sem inteligência, ou com inteligência, mas sem beleza, nos faz acreditar que é difícil possuir os dois. Ou a mente ou o corpo. E a busca por ambos nos tortura. Mas já possuímos ambos, não tem o que procurar. (por vezes nós mulheres fazemos isso entre nós mesmas)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já sentiram como se pudessem ser definidas como um fracasso ou um sucesso de acordo com a sua aparência? Como se o sucesso pertencesse ao estereótipo de mulher magra, branca, com cabelo liso e skin care em dia?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse estereótipo já perturbou e ainda perturba o psicológico de muitas mulheres (pessoas no geral, mas a indústria da beleza consegue ser ainda mais cruel com as mulheres) que não conseguem se sentir bonitas com o corpo que possuem, às vezes por um detalhe tão mínimo que passa batido.
Relato pessoal: Sou muito magra, mas quantas vezes já quis atingir o corpo fotoshopado de modelos do Instagram e ficava fitando uma pequena gordurinha no espelho por minutos, imaginando todas as dietas e intervenções cirurgicas loucas que poderia fazer pra zerar aquela barriguinha. Plmdds
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não dá para viver às custas de um ideal que não é saudável pisicológicamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖Post inspirado no Livro “O mito da beleza” de Naomi Wolf.
Te convido a conferir esse conteúdo no instagram 🙂
-Rejane Leopoldino